quarta-feira, junho 19

Português com sotaque na América Central

O jornalista Lauro Jardim da Revista Veja, revelou um fato interessante em sua coluna "Radar on-line": uma escola de idiomas brasileira ensina o Português na Costa Rica.

As três escolas de ensino de línguas abertas pela Wizard em maio do ano passado na Costa Rica têm uma particularidade. Nelas, apenas metade dos alunos estudam o Inglês. Os outros 50% matricularam-se para aprender o Português. 

É isso mesmo! Eis a explicação para o fato inusitado: a Costa Rica virou um centro de empresas de call center e várias delas já têm contratos com companhias brasileiras.

Renato Souza, franqueado da Costa Rica, diz que a intenção é chegar a 15 escolas no país nos próximos cinco anos, com uma média de 500 alunos por unidade. “O Brasil, pelo momento que está vivendo, é a China do Ocidente. Há um interesse muito grande, motivado também pelos eventos esportivos que vamos ter no país, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas”, avalia Souza. 

“O profissional que fala Português com fluência na Costa Rica chega a ganhar até 80% a mais do que aqueles que não falam”, diz Luísa Siqueira, gerente de Relações Internacionais da Wizard. A expectativa, de acordo com ela, é de que a unidade costarriquenha se torne a principal em ensino de português fora do Brasil. “O setor de call center já sente a falta de mão de obra e precisa qualificar pessoas”, diz Luísa. 

"Não há dúvidas sobre o destaque da economia brasileira entre os países latinos americanos e isto acaba fazendo com que, além de produtos e serviços, o idioma também seja prevalente entre os outros países. Daí a necessidade de em outros países latinos aprenderem o Português falado no Brasil", explicou Carlos W. Martins, presidente da Wizard. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...